Conversas com Arte & Ciência…

Conversas com Arte & Ciência…

Capela | Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa
Largo da Academia Nacional de Belas-Artes, 1249-058 Lisboa

O que têm em comum a arte e a ciência? Quais as relações e pontos de contacto que podemos encontrar entre áreas aparentemente diferentes? Que diálogos se podem estabelecer numa conversa sobre criatividade, descoberta científica, imaginação e observação? O que tem o ministro da ciência a dizer sobre arte e como pode a obra de uma pintora ser um veículo para o ensino da ciência?

IST PRESS, editora universitários do Instituto Superior Técnico, apresenta Conversas com Arte & Ciência, um espaço informal de partilha e divulgação de boas práticas de interdisciplinaridade entre as diferentes áreas do conhecimento e a arte, nas suas diversas vertentes.

Esta segunda conversa, que terá lugar no dia 12 de março, pelas 18H, na Capela da Faculdade de Belas-Artes, contará com Manuel Heitor, Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Graça Morais, pintora, Joana Baião, Doutora em História da Arte, com especialização em Museologia e Património Artístico, Domingos Rego, Professor na área de Desenho, Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa.

A partir da obra “Observatório” de António Faria, que celebra os 20 anos da publicação do livro “Novas Ideias para a Universidade”, Manuel Heitor estimula o diálogo: arte, ciência e conhecimento – simbiose ou colisão?… O diálogo baseia-se numa viagem ilustrada de movimentos culturais em interação a arte e o conhecimento. Como sempre!

Joana Baião apresenta o , exemplo de interligação da arte e da ciência, tendo por base a obra da pintora Graça Morais. Este é um projeto de investigação baseado na prática, da iniciativa do Instituto Politécnico de Bragança (IPB), através do Centro de Investigação de Montanha (CIMO), em parceria com o Centro de Arte Contemporânea Graça Morais (CACGM), através da sua tutela, a Câmara Municipal de Bragança (CMB) e o Instituto de História da Arte da NOVA FCSH, com o apoio da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). A Pintora Graça Morais apoia a criação e funcionamento do Laboratório, disponibilizando toda a sua obra para ser estudada e documentada.

Estas apresentações serão o mote para o diálogo entre o painel e o público.

Para mais informações,

IST Press
[email protected]
T. 21 841 76 86/59 | 96 658 74 15
Margarida Coimbra & Manuela Morais

Belas-Artes
[email protected]
T. 213 252 100
Maria Isabel Nunes Correia

Navegação Rápida
×
×

Cart